Projeto da Federação das Indústria de PE aponta soluções logísticas para o Nordeste

Fonte: InvestNE, publicado em 19 de Outubro de 2012


Objetivo do estudo é contribuir para elevar a competitividade das empresas nordestinas

 

Após cerca de um ano de estudos e mapeamento de 12.500 rotas de escoamento e exportação de mercadorias, o projeto Nordeste Competitivo encerrou sua fase de levantamento de dados sobre infraestrutura e logística da região. A iniciativa, realizada pela CNI e Federações das Indústrias dos nove estados do Nordeste, teve seu relatório preliminar apresentado esta semana na Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe).

 

Ao todo, o levantamento realizado pelo Nordeste Competitivo traz 196 propostas para modais variados, como rodoviário, aéreo, ferroviário, hidroviário e outros. Além dos dados levantados, o estudo tomou como base propostas por mais de 170 entrevistados, entre empresários, representantes de autarquias e associações produtivas.

 

Segundo o coordenador do projeto, Olivier Girard, para a elaboração das propostas, "analisou-se o custo logístico de todas as principais rotas para cada tipo de carga nas principais mesorregiões do Nordeste". Na avaliação do presidente da Fiepe, Jorge Côrte Real, o estudo será um importante aliado para a redução de custos logísticos no Nordeste, devendo contribuir para elevar a competitividade das empresas nordestinas.